Casa com telhado aparente ou com telhado embutido? Essa é uma das primeiras dúvidas que surgem aos clientes que decidem construir, a questão pode ser tratada como uma decisão estética ou até mesmo como um ponto decisivo do desenvolvimento do projeto arquitetônico num todo. Em meio a esta dúvida, surge uma segunda questão, quais as vantagens e desvantagens de cada tipo de telhado.

O telhado aparente é o tipo de telhado onde as telhas ficam aparentes e pode ser vista como um todo ou pelo menos em partes. É o mais tradicional e muito usado aqui no Brasil.

As vantagens do telhado aparente são inúmeras comparadas a um telhado embutido. Desde sua função quanto à aparência.

O resultado é valorizado pela volumetria assimétrica resultante dos encontros das águas dos telhados, um visual imponente que deixa as fachadas mais requintadas e mais tradicionais, além de tornar o telhado um dos destaques da fachada e do projeto como um todo.

Ao contrário do que se costuma crer, uma casa com telhado aparente pode ser muito mais econômica financeiramente comparada a uma casa com telhado embutido. Um telhado aparente bem instalado, tem por sua função durar muitos anos sem quaisquer tipo de manutenção e proteger sua casa. Por isso não se engane ao “economizar” durante a execução do projeto.

Outros fatores a serem considerados, o telhado com as telhas de fibrocimentos conhecidos como telhado embutido tem por sua vez a necessidade de se colocar uma manta térmica em baixo da telha, pois este tipo de telha aquece muito e acaba transferindo o calor para a laje e consequentemente para dentro do ambiente. O que acaba gerando maior gasto com ar condicionados e energia elétrica. O telhado embutido geralmente fica baixo o que inviabiliza o acesso ao interior dele para manutenção elétrica e outros. Embora o custo do telhado embutido  em si seja mais barato, há outros custos como o mais uso de calhas e a construção de platibandas para esconder o telhado.

Segundo o pesquisador Akbari Hashem, do Lawrence Berkley National Laboratory, dos Estados Unidos. As telhas de cerâmica branca podem reduzir entre 40% à 70% a temperatura nos ambientes, com capacidade de reduzir também em até 96% os raios UV, e refletir mais 80% os raios solares, no qual pode gerar uma economia de energia elétrica em torno de 30% nas edificações. Diferente dos telhados tradicionais, que chegam absorver 80% do calor externo.

Para conscientizar a todos sobre a importância de combater o aquecimento global e incentivar as pessoas a utilizarem telhados branco foi lançado em 2009 a Campanha One Degree Less (Um Grau a Menos) pela ONG Green Building Council que é entidade sem fins lucrativos, que auxilia o desenvolvimento da construção sustentável. Outra medida de incentivo foi aplicada na Califórnia, Estados Unidos, onde existe uma lei que exige que os prédios comerciais tenham os telhados brancos.

Além das telhas, a Cerâmica Alarcon conta com sua linha de tijolos especiais , produzidos através da mesma matéria-prima utilizada nas telhas de cerâmica branca. Sendo assim, uma excelente escolha para quem gosta de conforto térmico e economia.

 

De forma resumida, conheça algumas vantagens de construir uma casa usando um telhado tradicional e aparente:

– Método tradicional mais utilizado;

– Maior resistência e durabilidade;

– Custo acessível ( a telha representa menos de 1.3% do custo total da obra );

– Maior conforto térmico;

– Maior isolamento acústico;

– Maior proteção conta intempéries climáticas;

– Menos custo de manutenção;

– Economia de energia elétrica;

TAGS: Telhado Aparente , Telhado embutido , Vantagens , Desvantagens , Telhado , Telhas , Águas do Telhado , Fachadas , Casa com Telhado , Telhas de Fibrocimento , Cerâmica Branca , Telhados , Aquecimento global , Telhados Branco , Construção Sustentável , Cerâmica Alarcon , Tijolos , Conforto Térmico , Telhado Tradicional.