O Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro localiza-se no alto do Morro de Santo Antônio, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. O convento forma, junto com a vizinha Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, um dos mais antigos e importantes conjuntos coloniais remanescentes da cidade.

A história do Convento de Santo Antônio começa em 1592, quando chegaram os primeiros frades franciscanos ao Rio de Janeiro. Em 1607, foi-lhes concedida a posse de um morro, atualmente conhecido como Morro de Santo Antônio, no qual começaram a construir o convento em 1608. O primeiro arquiteto foi o frei Francisco dos Santos, mas vários outros religiosos-arquitetos franciscanos interferiram na obra. A primeira missa foi rezada em 1615 com a igreja do convento ainda em construção, e só em 1620 foi terminado o conjunto.

Ao sopé do morro encontrava-se uma lagoa, no lugar do atual Largo da Carioca, que foi aterrada em 1679, depois de insistentes pedidos dos franciscanos.

O convento foi muito alterado e ampliado ao longo do tempo, sendo essencialmente um edifício da segunda metade do século XVIII, embora a maior parte das modificações tenha sido realizada no século XX[1] . A extensa fachada virada para o Largo da Carioca tem várias janelas de forma quase quadrada, muito espaçadas, que indicam a antiguidade do edifício. Um enorme cunhal de cantaria, na esquina do convento, é encimado por um grande pináculo. No interior há um claustro, de planta quadrada, ainda utilizado pelos frades do convento.

A Restauração do Convento Santo Antônio / RJ , conta com as telhas da Cerâmica Alarcon, nos modelos Colonial Master Salmão. Tem por características deste modelo ser uma telha colonial tradicional, um produto de excelência para quem deseja conferir à obra aspectos coloniais. Muito utilizada em obras de tombamentos e Patrimônios históricos .

Para mais informações visite nossa página de produtos!

TAGS: Convento Santo Antônio , Restauração , Cerâmica Alarcon , Colonial Master Salmão , Telha colonial , Obras de tombamentos , Patrimônio históricos .