O Conjunto do Carmo em Santos é considerado como um dos mais antigos relicários do barroco brasileiro. Patrimônio Nacional desde 1940, possui duas igrejas : uma do século XVIII, Igreja da Venerável Ordem Terceira do Carmo, associação religiosa leiga, destaca-se pelos altares de madeira de estilo rococó e pelas telas do frei Jesuíno do Monte Carmelo (1764-1819) e pela pia de água benta de 1710. Os altares laterais possuem imagens de Cristo na Via Sacra são considerados mais importantes da baixada santista pela unidade de estilo graças a isso o templo é conhecido como a Igreja da Paixão de Cristo, foi abençoada no dia 08 de Abril de 1760.

A igreja dos freis carmelitas ao lado é a mais antiga; é do século XVI (1599) tem junto de si o Convento e foi tombada pelo Condephaat em 1981 e pelo Condepasa em 1990. Os altares dourados em madeira são de estilo barroco e adornados por imagens devocionais do século XVIII. No presbitério possui cadeirais em jacarandá que eram utilizadas para a celebração do ofício dos frades. Também em destaque possui as telas de Benedito Calixto e belíssimos tocheiros.

As igrejas são unidas por torre com campanário criando uma fachada incomum no barroco revestida de azulejos marianos originais do século XIX.A Restauração do Convento do Carmo de Santos – Santos SP , conta com as telhas da Cerâmica Alarcon, nos modelos Colonial Plus Salmão. Tem por características deste modelo ser uma telha colonial tradicional, um produto de excelência para quem deseja conferir à obra aspectos coloniais. Muito utilizada em obras de tombamentos e Patrimônios históricos .
Para mais informações visite nossa página de produtos!

TAGS: Patrimônio Nacional , Restauração , Convento do Carmo , Santos/SP , Cerâmica Alarcon , Telha Colonial , Colonial Plus Salmão , Obras de Tombamentos , Produtos .