Para conhecermos a história das telhas, devemos nos reportar a outra origem: A cerâmica.

As primeiras telhas surgiram com os avanços no conhecimento de “queima” da argila, transformando-a em cerâmica. Em eras passadas, descobriu-se que a argila possuía a propriedade de alterar facilmente sua estrutura, conforme o avanço de sua secagem, ou seja, a argila umedecida podia ser moldada com tranquilidade, endurecendo à medida que tornava-se mais seca. Assim, tornou-se a base para muitos utensílios para armazenamento e transportes de líquidos e alimentos.

No final da Idade da Pedra, notou-se que este processo de endurecimento da argila poderia ser acelerado se ele fosse realizado em temperaturas mais altas. Assim, passaram a endurecer esse material em fornos por meio de queimas, proporcionando um material ainda mais resistente, que poderia ser utilizado em muitas outras atividades, surgindo daí a cerâmica.

A utilização da cerâmica foi impulsionada pelos romanos que a aplicavam em vários seguimentos, inclusive na construção civil, e isso não ficou restrito a Roma, uma vez que tais conhecimentos foram difundidos em todo o seu império. Outros povos buscaram outras formas de utilizar esse material e um deles desenvolveu um novo sistema de cobertura de casas, substituindo assim, as coberturas de colmos ou madeiras que não ofereciam muito conforto, já que apodreciam com o tempo.

Em razão de vários povos de diferentes regiões conhecerem todo o processo de cozimento da argila, torna-se impossível assegurar a origem das telhas. No entanto, muitos historiadores atribuem a Kirinas, rei do Chipre, a sua invenção, mas com ressalvas, pois também acreditam que os assírios já conheciam sua aplicabilidade, muito tempo antes dos chiprianos. O fato é que as telhas podem ser tão antigas quanto o uso de tijolos de barro.

Com o passar do tempo, as técnicas foram se modernizando e destacou-se então, o modelo de telhas colonial que se manteve em uso na Europa, durante muito tempo que se adequava melhor às condições da região.

Da mesma forma, foram surgindo novos tipos de telhas, até que em 1841 surgiram as telhas de encaixe, fabricadas mecanicamente, o que revolucionou o seu uso, uma vez que proporcionavam encaixes perfeitos e telhados mais uniformes. Esta invenção se deve aos irmãos Gilardon d’Altkirche, franceses, da Alsácia.

As telhas cerâmicas, também conhecida como telhas de barro são as mais antigas e ainda as mais utilizadas em residências. Trazendo influências e resgatando a história brasileira.

A Cerâmica Alarcon se destaca por oferecer produtos de ótimo acabamento e conta com uma linha de 4 modelos exclusivos Alarcon, atendendo as necessidades de cada projeto.  Possui uma equipe capacitada e experiente, que esclarece todas as dúvidas sobre os materiais e a instalação de telhas, auxiliando cada cliente a escolher sempre a melhor opção para suas necessidades.

Matéria/Foto: Departamento de marketing da Cerâmica Alarcon.

TAGS: História da Telha , Cerâmica , Telhas , Argila , Mais Resistentes , Construção Civil , Origem das Telhas , Tijolos de Barro , , Telhas Coloniais , Encaixes Perfeitos , Telhados Mais Uniformes , Telhas de Barro , Cerâmica Alarcon , Modelos Exclusivos Alarcon , Instalação de Telhas .

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO – Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/engenharia/artigos/60348/origem-da-telha#ixzz4FXDux6Sy